Segundo alguns autores, a principal função dos meios de comunicação é a coordenação, cooperação e co-construção. E essa visão reflecte, a importância dos objectivos do grupo e dos objectivos individuais de uma comunidade de aprendizagem interactiva.
Os media além de ajudar a comunidade a evoluir, permitem uma aprendizagem individualizada, reduzindo a distância transacional. No entanto, os estudantes online sentem a distância transacional de modo diferente, necessitando por isso de formas diferentes e várias ferramentas de interacção, incluindo o professor para apoio. E essa interação deve ser ajustada às necessidades e preferências do estudante, o que requer conhecimentos especializados.
Estudos demonstram que as características do estudante e a estrutura do ambiente de aprendizagem influenciam no sucesso ou não do aluno, pelo que, a maturidade deste e uma postura observadora e de auxílio por parte do professor, são aspectos importantes.
Assim, o sucesso individual do estudante online depende do uso eficaz dos recursos técnicos disponíveis, da orientação e liderança exercida por um professor-moderador qualificado e das próprias capacidades do aluno e a preferência por uma aprendizagem colaborativa, cooperativa, activa e autónoma.
Ressalva-se porém que os indivíduos diferem entre si e, por conseguinte, nem todos os estudantes são capazes de, e podem não querer ter o mesmo grau de autonomia ou auto-suficiência nas suas experiências de aprendizagem. Mesmo em termos de competências, há diferenças entre os estudantes, tendo em conta que além de entender as ideias e os conceitos, devem saber explica-las articuladamente por escrito. Por conseguinte, ele precisa de um ambiente onde possa adquirir e exercitar as suas capacidades e deve receber assistência via media neste sentido. E, uma das principais funções do professor/moderador é a de fornecer a quantidade necessária de estrutura e de diálogo online, através da sua presença no ensino.
Bibliografia:
Fahy P. (2008) “As Características dos Meios de Aprendizagem Interactiva Online”. Disponível em: http://www.moodle.univ-ab.pt/moodle/mod/resource/view.php?id=2213381
No contexto da aprendizagem online, eu ressalvo três aspectos que considero importantes nesta temática, com relação à minha experiência pessoal com a UAB: as ferramentas de interacção, as capacidades dos alunos e a presença do professor no ensino.
ResponderEliminarCom relação ao primeiro aspecto, a UAB apresenta um conjunto de ferramentas de interacção, quer seja entre alunos quer entre estes e os professores. Porém, a mim me faz falta, a comunicação do professor através de vídeo (síncrona ou assíncrona), sobre determinados temas, o que tornava a aprendizagem mais significativa e reduziria ainda mais essa distância transacional. E, porque os alunos apresentam preparação e motivação diferentes, frutos também, de sistemas educativos diferentes dos diversos países, a atenção às particularidades dos alunos, às sua necessidades individuais de aprendizagem, devia ser melhor analisada pelos professores e orientar cada um a atingir os objectivos individuais de aprendizagem. E, no cumprimento desses dois aspectos, a meu ver, estaria-se a reforçar a presença do professor no ensino, portanto, a sua liderança.