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quinta-feira, 3 de maio de 2012

MEDIA, MODOS E APRENDIZAGEM

Princípios Multimédia

Segundo estudos, o impacto multimédia no ensino, seja online ou presencial, depende de certos princípios. Apresenta-se abaixo sete princípios sugeridos por Mayer (2001) com implicações para o projecto de instrução online:

1.       Princípio Multimédia: os alunos aprendem melhor a partir de palavras com gráficos ou imagens do que de palavras isoladas;

2.       Princípio de Contiguidade Espacial: os alunos aprendem melhor quando palavras e imagens correspondentes são apresentados lado a lado na página ou no ecrã;

3.       Princípio da Contiguidade Temporal: os alunos aprendem melhor quando palavras e imagens são apresentados em simultâneo em vez de sucessivamente;

4.       Princípio da coerência: os alunos aprendem melhor quando palavras estranhas, imagens e sons são excluídos em vez de incluídos;

5.       Princípio da Modalidade: os alunos aprendem melhor a partir de animação e narração sonora em vez de animação e texto no ecrã;

6.       Princípio da redundância: os alunos aprendem melhor a partir de animação e narração do que uma combinação de animação, geração e texto no ecrã;

7.       Princípio das Diferenças Individuais: os efeitos do desenho são mais fortes para alunos com baixos conhecimentos do que para alunos com muitos conhecimentos, e para alunos com elevada capacidade espacial do que para alunos com baixa capacidade espacial;


Bibliografia:

Fahy P. (2008) "As Características dos Meios de Aprendizagem Interactiva Online". Disponível
em http://www.moodle.univ-ab.pt/moodle/mod/resource/view.php?id=2213381

1 comentário:

  1. A multimédia é agora uma ferramenta de ensino bastante utilizada, quer no ensino online quer face-a-face, precisamente por combinar vários meios (textos, som, vídeo, animação, etc). Contudo, ela por si só não garante efectivamente a apreensão da mensagem, pelo que, torna-se necessário alguns cuidados quer na sua produção enquanto material didáctico digital, quer na sua utilização, de modo a que a aprendizagem aconteça de forma mais efectiva. E, os sete princípios de Mayer (2001) acima apontados, orientam-nos nesse sentido.

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