Segundo estudos, o impacto multimédia no ensino, seja online ou presencial, depende de certos princípios. Apresenta-se abaixo sete princípios sugeridos por Mayer (2001) com implicações para o projecto de instrução online:
1.
Princípio Multimédia: os alunos aprendem
melhor a partir de palavras com gráficos ou imagens do que de palavras isoladas;
2.
Princípio de Contiguidade Espacial: os alunos
aprendem melhor quando palavras e imagens correspondentes são apresentados lado
a lado na página ou no ecrã;
3.
Princípio da Contiguidade Temporal: os alunos
aprendem melhor quando palavras e imagens são apresentados em simultâneo em vez
de sucessivamente;
4.
Princípio da coerência: os alunos aprendem
melhor quando palavras estranhas, imagens e sons são excluídos em vez de incluídos;
5.
Princípio da Modalidade: os alunos aprendem
melhor a partir de animação e narração sonora em vez de animação e texto no
ecrã;
6.
Princípio da redundância: os alunos aprendem
melhor a partir de animação e narração do que uma combinação de animação,
geração e texto no ecrã;
7.
Princípio das Diferenças Individuais: os
efeitos do desenho são mais fortes para alunos com baixos conhecimentos do que
para alunos com muitos conhecimentos, e para alunos com elevada capacidade espacial
do que para alunos com baixa capacidade espacial;
Bibliografia:
Fahy P. (2008) "As Características dos Meios de Aprendizagem Interactiva Online". Disponível
em http://www.moodle.univ-ab.pt/moodle/mod/resource/view.php?id=2213381
Bibliografia:
Fahy P. (2008) "As Características dos Meios de Aprendizagem Interactiva Online". Disponível
em http://www.moodle.univ-ab.pt/moodle/mod/resource/view.php?id=2213381
A multimédia é agora uma ferramenta de ensino bastante utilizada, quer no ensino online quer face-a-face, precisamente por combinar vários meios (textos, som, vídeo, animação, etc). Contudo, ela por si só não garante efectivamente a apreensão da mensagem, pelo que, torna-se necessário alguns cuidados quer na sua produção enquanto material didáctico digital, quer na sua utilização, de modo a que a aprendizagem aconteça de forma mais efectiva. E, os sete princípios de Mayer (2001) acima apontados, orientam-nos nesse sentido.
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